Os encantos da Serra Gaúcha



     A Serra Gaúcha, no Sul do Brasil, é um lugar delicioso para se passear e descansar durante qualquer período do ano. Sua vegetação abundante, seus moradores muito educados, seus chocolates, seus restaurantes,  sua história, sua arquitetura; tudo isso encanta! Porém, devo dizer que no Verão - sobretudo em dezembro e janeiro -, ela ganha um charme todo especial com a presença das hortênsias floridas por todo canto (com destaque para  as estradas e os bondinhos aéreos) e o Natal Luz de Gramado.


 

     As hortênsias todo mundo conhece: são essas flores lindas nas fotos abaixo. Em dezembro e no início de janeiro, elas são presença constante. Para onde quer que se olhe, lá estão elas, embelezando e dominando a paisagem. Eu, que acho que as flores tornam a vida especial, caí de amores e estava com a câmera do meu celular o tempo todo pronta para fotografar aquela lindeza toda! Mas elas não são as únicas. Há outras flores enfeitando a região, especialmente em Gramado, onde me hospedei. A administração da cidade capricha mesmo na jardinagem, deixando as fotos dos turistas sempre bonitas!




     O Natal Luz foi uma ideia que fez muita diferença no turismo da região. Há algumas décadas, os turistas iam pra lá para curtir o frio e isso, por si só, já era um programa mais do que agradável e romântico, além de ser um convite e tanto para saborear os chocolates, fondues e massas locais. Há também o Festival de Cinema de Gramado, que atrai um bom público. Mas com a chegada do Natal Luz  e seus eventos, a região fica lotada de turistas nos meses quentes.

     O Natal Luz de Gramado existe há mais de 30 anos e acontece de Outubro a Janeiro.  Seus espetáculos têm uma magia que contagia e alguns deles (os que são pagos) são de impressionar mesmo. Entretenimento de alto nível! Não são baratos, mas valeram cada real pago! A cidade fica toda iluminada e você acaba realmente entrando no clima do Natal.






Bondinhos aéreos  e a Cachoeira do Caracol

     Estive em Gramado em 2000, depois em 2018 e, nesse intervalo, muita coisa mudou. A cidade vem investindo cada vez mais no turismo, criando novas e interessantes atrações, atraindo a atenção de todas as faixas etárias. Tem teleférico com vista para a cachoeira do Caracol, esqui na neve (Snowland), museu de cera, museus de carros, passeio de pedalinho, Mini Mundo, aldeia do Papai Noel, passeio de Maria Fumaça em Bento Gonçalves, degustação de vinhos, Museu da Moda (incrível!) etc.





Alguns dos lugares que mais gostei :


Le Jardin - Parque de Lavanda











Lago Negro






Mini Mundo











Museu da Moda (Canela)













     Hospedar-se no centro de Gramado é estar perto  das lojas, restaurantes e ficar batendo perna pela cidade. Foi essa a minha escolha. Mas as atrações são todas distantes umas das outras e, dessa forma, é necessário ter um transporte para lhe levar a cada uma delas. Você pode fazer os passeios com uma agência ( é prático, mas muito corrido), usar transporte público, táxi ou alugar um carro.   

Para dicas preciosas e sugestões de roteiros, clique aqui.




















Canela







Fotos: Denise Mattos - blog Delicadeza no caos
     

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Trench coat

Vestidos de tule

Experimente, reinvente-se!