Estilo em qualquer idade
O mundo da imagem parece pertencer aos jovens, não é mesmo? Basta dar uma olhada nos blogs voltados para moda e estilo, nas capas de revista, nos comerciais da tv. A maioria esmagadora deles mostra pessoas jovens, bonitas, cheias de estilo e, no caso dos blogs, exibindo seus looks do dia que irão inspirar outras mulheres. O interesse pelo tema é tão grande que muitas dessas jovens acabam virando vitrines para marcas do setor da moda.
Toda mulher sabe - sobretudo aquelas que já passaram dos 40 - que a cobrança em cima da imagem feminina é muito maior do que sobre os homens. Deles, não se exige tanto. Na visão feminina, a barriga proeminente deles não costuma ser um problema, os cabelos brancos acrescentam-lhes um charme especial e o estilo de se vestir, que costuma ser bem básico, está ótimo para elas.
Já em relação às mulheres, a coisa pode mudar de figura: os homens, com raras exceções, estão sempre dispostos a admirarem corpos e rostos de mulheres jovens.
Porém, felizmente, hoje as mulheres maduras não se deixam abater por esse tipo de comportamento e já não se sentem mais invisíveis, como antes poderia ocorrer. Elas estão mais seguras e dispostas a investirem em si próprias - em seu bem-estar, no seu visual, na sua vida como um todo. Quando olham ao seu redor, vêem vários exemplos de mulheres fortes, que continuam tendo sonhos e sendo produtivas, cada uma à sua maneira, de acordo com sua realidade de vida.
Essa mudança se reflete em sua aparência, na maneira como se apresentam ao mundo. Em tempos modernos, não é à toa que se ouve que os 50 anos são os novos 30. A população está envelhecendo e sobretudo a chamada terceira idade não é mais como era antigamente. Hoje, já não existe o predomínio daquele jeito mais conservador de se vestir, que era quase como uma regra há tempos atrás. As pessoas sentem-se mais livres para vestirem-se de acordo com o próprio estilo, expressando o seu jeito de ser através da roupa que vestem.
A expectativa de vida vem aumentando, os recursos da medicina estão cada dia mais avançados e a indústria do cosmético oferece opções variadas para todos os gostos e bolsos. O mundo virtual tem mostrado cada vez mais senhoras apaixonadas por estilo que, durante a sua juventude, não tiveram a oportunidade de ver e compartilhar looks do dia, trocar ideias sobre o assunto e se divertir com isso, pois naquele tempo não havia Internet.
Hoje as redes sociais estão repletas de exemplos de senhoras e senhores cheios de estilo, que adoram publicar suas produções de roupas e são seguidos por pessoas que se identificam com o que vêem. Eu já falei sobre esse assunto anteriormente, nesse texto aqui e sempre fico feliz ao escrever sobre a valorização de pessoas maduras pelo mundo da moda e da imagem - como estilistas, grifes e agências de modelo e de publicidade - como profissionais produtivos e cheios de vitalidade. Para essas pessoas, a vida é uma passarela e elas adoram desfilar!
Costanza Pascolato, Gloria Kalil, Carolina Herrera, Iris Apfel (excentricamente estilosa do alto de seus 96 anos, ela virou ícone de estilo depois dos seus 80 anos) são algumas estilosas famosas. Mas há um número grande de anônimos(as) que já passaram dos 50, 60, 70 e 80 anos, e que estão aí para provar que as pessoas cujos vinte e poucos anos ficaram lá atrás, são cheias de vida, têm o espírito jovem, são vaidosas e possuem estilo de sobra!
Denise Mattos
Comentários
Postar um comentário
Obrigada pela sua participação!